Práticas para saúde mental e atenção psicossocial

A vida é para ser saboreada a cada segundo. Quando não nos concentramos no que fazemos, deixamos de viver um momento que não retornará jamais. Vamos fazendo as coisas de forma automatizada, favorecendo a dispersão dos pensamentos, por isso devemos praticar a saúde mental e atenção psicossocial.

Na nossa higiene diária, a hora do banho é uma oportunidade de percorrermos todo o nosso corpo com atenção e carinho, procurando realmente conhecê-lo e ficar atento às variações diárias que ocorrem com ele.

Não se banhe de forma automática, pensando no que vai fazer depois. O mesmo vale quando escovamos os dentes, penteamos os cabelos, escolhemos nossas roupas, etc. Tudo isso pode ser um ritual mais agradável, se você quiser.

Saúde mental e atenção psicossocial
Saúde mental e atenção psicossocial

A pele e os músculos sofrem agressão constante. É a famosa tensão, derivada das preocupações, dos problemas, dos temores, das nossas posturas incorretas e de inúmeras outras fontes.

Várias formas neutralizam e eliminam a tensão, ajudando a conseguir ter saúde mental e atenção psicossocial: meditação, relaxamento, alongamento, massagens, banhos de imersão e muitas outras.

Porém, uma das mais importantes e a mais prática delas é espreguiçar. Nós não precisamos aprender a espreguiçar e sim, relembrar este hábito que foi esquecido por repressões externas ou por nossa falta de atenção conosco. Vamos espreguiçar antes de dormir, antes de nos levantarmos pela manhã e todas às vezes que nos sentirmos contraídos durante o dia.

Quando a respiração, a circulação e o ritmo cardíaco se harmonizam, o organismo tem condições de regularizar qualquer função. Dentro do nosso corpo existem todos os remédios que precisamos, basta que não atrapalhemos a sua atuação.

Hidratação é fundamental para a saúde mental e atenção psicossocial

Nosso corpo necessita para sua hidratação de 30ml de água pura para cada quilo de peso corporal, por dia. O que passa disso serve para a limpeza do organismo. Quando sentimos sede significa que o nosso corpo está pedindo água. Portanto, beba mais água.

Saúde mental e atenção psicossocial
Saúde mental e atenção psicossocial

Buscar uma alimentação equilibrada, saudável e regular é nosso dever. Uma das agressões constantes que fazemos contra o nosso organismo é a pressa. Queremos fazer várias coisas ao mesmo tempo e entre estas inúmeras tarefas que fazemos apressadamente, uma se destaca como causadora de várias doenças: a mastigação errada. É preciso saborear os alimentos. É preciso ter mais calma na hora de comer.

Um “alimento” que frequentemente esquecemos é o oxigênio. Ele é tão importante e indispensável quanto qualquer outro alimento natural.

Apesar do nosso ambiente poluído, podemos retirar energia do ar, desde que respiremos pelo nariz e não pela boca, como de hábito. Aliás, adquirimos esse mau hábito para nos proteger dos maus odores produzidos pela poluição.

Onde há mau cheiro, há também toxinas, que aspiradas pela boca invadem nosso corpo e afetam a garganta, a laringe e a faringe. Com a respiração nasal isso não aconteceria.

Para ajudar a oxigenar melhor o nosso organismo, precisamos de exercícios frequentes, o que não significa apenas caminhar ou praticar algum esporte. Também temos que dar atenção às nossas articulações diariamente, movimentando-as para que recuperemos toda a flexibilidade.

Pratique essa Higiene para ter mais saúde mental e atenção psicossocial

Quando percebemos a diminuição da energia física, significa que estamos com congestão de energia mental, ou seja, utilizando muito mais a nossa mente que o nosso físico.

Com a atividade física conseguimos o verdadeiro descanso mental e consequentemente, a recuperação de todas as energias físicas, inclusive a sexual, desde que devidamente estimuladas.

Para manter nossas emoções equilibradas, é necessário fazer uma higiene mental, eliminando todas as emoções, pensamentos e lembranças que sujem nossa mente.

A raiva, o ressentimento, a mágoa, o rancor, a inveja e outros sentimentos ruins, se conservadas, tirarão a nossa alegria de viver e nos deixarão amargos, desatentos e até mesmo cegos às belezas constantes do cotidiano.

Cultivar bons sentimentos e boas ações, respeitar e amar incondicionalmente a nós mesmos e aos que nos rodeiam, dar o que temos de sobra, sermos úteis, enfim, tudo isso nos permite ter mais saúde mental e atenção psicossocial, ou seja, uma mente sempre limpa e emoções extremamente gratificantes.

Saúde mental e atenção psicossocial
Saúde mental e atenção psicossocial

Quanto mais se dá, mais a lei do retorno se faz presente. Não existe idade para brincar, criar, rir, aprender, se interessar, sorrir, ser criança. Brincar de uma forma sadia é a maneira mais agradável de nos relacionarmos com as pessoas, proporcionando a nós e aos outros, felicidade e alegria.

O bom da vida é ficar sempre atento às novidades que ela proporciona todos os dias. Nosso espírito requer também atenção. Boa leitura, posturas mentais adequadas e ideais elevados são hábitos que garantem com certeza a saúde mental e atenção psicossocial que tanto precisamos.

Temos que reconhecer e ser gratos pelos presentes que recebemos. A vida, o ar que respiramos e os alimentos com toda a sua beleza e ensinamentos são uma grande dádiva.

O que é atenção psicossocial ?

É Como é visto do ponto de vista psicológico a forma como os humanos convivem uns com os outros.

Como cuidar da saúde mental?

Durma bem, pratique exercícios, tenha um bom convívio, evite usar drogas e álcool e tenha momentos de lazer.

Qual profissional cuida da saúde mental e atenção psicossocial?

O psicólogo ou o psiquiatra, mas dependendo do estado da pessoa, pode ser preciso da ajuda dos dois profissionais em conjunto.

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