Os melhores alimentos para a dieta do diabetes

A maioria das pessoas não quer ouvir a palavra “dieta”. Mas a dieta como substantivo é simplesmente o alimento que você ingere rotineiramente e a dieta do diabetes se trata daquilo que quem sofre com esta doença pode se alimentar. 

Para controlar o diabetes, você precisa conhecer as melhores maneiras de comer uma variedade de alimentos, e uma dieta ou plano alimentar para diabetes pode ajudar.

 Uma dieta para diabetes se concentra em uma alimentação saudável, o que também pode ajudá-lo a perder peso e diminuir o risco de doenças cardíacas. 

Um bom plano ajuda você a entender o que comer, quando comer e quanto comer.

Tipos de alimentos

Os melhores alimentos para a dieta do diabetes
Os melhores alimentos para a dieta do diabetes

Os alimentos se enquadram nas seguintes categorias gerais:

  • Gorduras e doces
  • Frutas
  • Carne e substitutos de carne
  • Leite e laticínios
  • Amidos
  • Legumes

Alimentos que contêm carboidratos, como amidos e frutas, são os que mais alteram os níveis de açúcar no sangue. Seu médico ou nutricionista pode fornecer orientações e dizer quanto desses alimentos você pode comer.

Amidos

Os amidos incluem cereais, pães, massas, grãos e vegetais ricos em amido, como milho, batata, feijão-de-lima e ervilhas. 

Os melhores alimentos para a dieta do diabetes
Os melhores alimentos para a dieta do diabetes

Os amidos são ricos em carboidratos, que se decompõem em glicose (açúcar). No entanto, também são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Você pode incluir amidos em sua dieta contra o diabetes, mas precisa ser esperto:

  • Evite amidos fritos e escolha produtos assados.
  • Escolha cereais integrais, pães e massas.
  • Use condimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura para seus amidos, como mostarda em seu sanduíche ou creme de leite com baixo teor de gordura em sua batata cozida.

Frutas

Os melhores alimentos para a dieta do diabetes
Os melhores alimentos para a dieta do diabetes

As frutas também podem ser ricas em carboidratos, mas são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Inclua frutas em suas refeições:

  • Escolha a fruta inteira em vez de suco de fruta para obter o maior valor nutricional.
  • Escolha pedaços menores de frutas. Algumas frutas grandes contam como mais de uma porção.
  • Coma frutas cruas ou frutas cozidas, enlatadas ou secas sem adição de açúcar.

Legumes

Os vegetais vêm em todas as cores e tamanhos: cenoura, aipo, brócolis, pimentão, feijão-verde, alface, berinjela, repolho e espinafre. Os vegetais são pobres em carboidratos e são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Uma maneira saudável de comer vegetais é:

Os melhores alimentos para a dieta do diabetes
Os melhores alimentos para a dieta do diabetes
  • Coma vegetais crus ou cozidos no vapor.
  • Adicione o sabor cozinhando com caldo desnatado, adicionando cebola ou alho, polvilhando com vinagre ou suco de limão e temperando com ervas e especiarias.
  • Limite o uso de gorduras a pequenas quantidades de azeite, óleo de canola ou margarinas macias.
  • Use molhos e molhos com baixo teor de gordura ou sem gordura. Você já experimentou sprays de salada sem gordura?

Leite e laticínios

O leite e outros laticínios, como queijo e iogurte, contêm alguns carboidratos. Eles são uma boa fonte de proteínas, cálcio, vitaminas e minerais. Experimente estas maneiras inteligentes de incluir laticínios:

Os melhores alimentos para a dieta do diabetes
Os melhores alimentos para a dieta do diabetes
  • Beba leite sem gordura (desnatado) ou com baixo teor de gordura (1%).
  • Coma iogurte e queijo com baixo teor de gordura ou sem gordura.
  • Use iogurte desnatado no lugar do creme de leite.

Carne e substitutos de carne

Este grupo inclui carnes, aves, ovos, peixes e tofu. Esses alimentos são boas fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Use estas diretrizes:

  • Escolha cortes de carne com pouca gordura e retire o excesso de gordura antes de cozinhar.
  • Grelhe, grelhe, asse, cozinhe no vapor ou frite.
  • Adicione o sabor com marinadas com baixo teor de gordura, caldos com baixo teor de gordura, vinagres, molho de soja com baixo teor de sódio, salsa, ervas e especiarias.
  • Evite comer pele de frango. Compre frango sem pele e peru com baixo teor de gordura.

Gorduras e Doces

Este grupo inclui nozes, sobremesas e biscoitos, bem como molhos para salada, manteiga, maionese, óleo e cream cheese. Esses alimentos são ricos em calorias, gorduras e carboidratos e têm pouco valor nutricional. Você não precisa eliminá-los totalmente, mas limitar este grupo de alimentos é inteligente:

Os melhores alimentos para a dieta do diabetes
Os melhores alimentos para a dieta do diabetes
  • Limite nozes e produtos de nozes.
  • Faça sobremesas caseiras e empacote-as em pequenas porções individuais.
  • Peça a porção de sobremesa de uma criança.
  • Compartilhe uma sobremesa de tamanho normal com alguém.
  • Substitua sobremesas, molhos e temperos com baixo teor de calorias ou gorduras.

Seguir um Plano

Uma alimentação saudável contra a diabetes pode parecer um trabalho de tempo integral. Se você está tendo dificuldades com uma dieta restrita e evitando certos alimentos, peça ajuda ao seu médico ou peça encaminhamento a um nutricionista, ou nutricionista registrado. Eles querem que você tenha sucesso e tenha a melhor saúde. Depois de se acostumar a comer os alimentos certos, você se sentirá melhor do que nunca!

Obrigado por ler até aqui, espero que tenha curtido o texto. Para ver mais das nossas matérias acesse este link.

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