orientações nutricionais para refluxo gastroesofágico

A dieta do refluxo gastroesofágico deve ser balanceada e variada, é importante dar prioridade a frutas, verduras, legumes, grãos inteiros (como arroz integral ou macarrão de trigo integral) e proteínas magras (como tofu, peixe branco, ovos ou frango ).

No entanto, durante a dieta, recomenda-se evitar alimentos de difícil digestão, que produzem gases ou causam mal-estar estomacal, como frituras, salgadinhos, carboidratos refinados (como pão branco, refrigerantes, macarrão branco ou doces) e contêm cafeína Alimentos, como café ou chocolate.

O refluxo ocorre quando o ácido do estômago entra no esôfago, especialmente após as refeições, causando sintomas como sensação de queimação, dor ao engolir e refluxo. O tratamento inclui principalmente a mudança de hábitos alimentares. No entanto, em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de medicamentos, ou quando o medicamento não aliviar os sintomas de refluxo, o médico pode recomendar a cirurgia. Aprenda a realizar a terapia de refluxo.

Cardápio da dieta para refluxo

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de leite desnatado s/ açúcar + 2 fatias de pão integral com 1 fatia de queijo ricota + 1 pera pequena1 iogurte desnatado com 1 col de sopa de aveia e 1/2 banana cortada em rodelas1 copo de leite de amêndoas + 1 ovo mexido + 1 fatia de pão integral + 1/2 mamão papaia pequeno
Lanche da manhã1 manga pequena + 2 nozes1 ameixa fresca média +2 col. sopa de amendoim torrado s/ sal1 fatia média de melão + 2 castanhas do Pará
Almoço/ Jantar1 posta de robalo assado com 2 batatas médias + 4 col de sopa de vagem, cenoura e abobrinha cozidos e temperados com 1 col. sobremesa de azeite + 1 goiaba pequena1 peito de frango médio grelhado + 3 col. sopa de arroz integral + 2 col. sopa de feijão + 1 pires de salada de alface, rúcula e espinafre, temperada com 1 colher de sobremesa de azeite de oliva + 4 morangos pequenos3 col de sopa de quinoa + 4 col sopa de  chicória refogada em  col. de chá de azeite + 1 sobrecoxa de frango sem pele  ensopado + 1 pêssego
Lanche da tarde1 maçã assada com 1 col. de sobremesa de manteiga de amendoimChá de gengibre sem açúcar + 3 torradas integrais com  2 fatias pequenas de queijo ricota1 iogurte desnatado com 1 colher de sopa de semente de chia + 1 caqui médio

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos afetam diretamente a quantidade de ácido produzida no estômago, portanto, a eliminação de alimentos que aumentam a concentração de ácido estomacal pode ajudar a melhorar os sintomas em algumas pessoas.

Vale ressaltar que os alimentos que agravam os sintomas de refluxo variam de pessoa para pessoa, é importante saber quais são esses alimentos e evitar comê-los. Os alimentos que podem agravar os sintomas de refluxo gastroesofágico incluem:

Alimentos com alto teor de gordura, por terem uma taxa de digestão mais lenta e permanecer no estômago por mais tempo, retardam o esvaziamento gástrico e aumentam a produção de ácido gástrico. Portanto, recomenda-se evitar comer carnes vermelhas, salsichas, salsichas italianas, batatas fritas, molhos instantâneos, maionese, croissants, biscoitos, bolos, pizza, molhos industriais, queijo amarelo, manteiga, margarina, banha, bacon, E leite, e integral derivados;

Hortelã-pimenta e hortelã-pimenta, porque irritam a mucosa gástrica; Pimenta, molho apimentado e especiarias instantâneas, pois também podem irritar a mucosa do estômago e aumentar a acidez, levando aos sintomas de refluxo.

Cafeína, porque podem estimular a parede do estômago, estimulando a produção de ácido no estômago. Portanto, é recomendável evitar alimentos que contenham cafeína, como café, chá-preto, chá-verde, erva-mate, refrigerantes, energéticos e chocolate;

Bebidas alcoólicas, bebidas principalmente fermentadas, como cerveja e vinho, porque estimulam o estômago e aumentam a produção de ácido estomacal; Refrigerantes, como refrigerantes e refrigerantes, porque aumentam a pressão no estômago e causam desconforto;

Alimentos que podem ser usados

Os alimentos que devem ser incluídos na dieta são frutas e vegetais frescos, sendo recomendável dar prioridade a carnes com baixo teor de gordura, como frango sem pele ou peru, além de peixes-brancos e ovos.

Os laticínios e seus derivados devem ser desnatados, recomendando-se queijos brancos como a ricota e o requeijão. Você também pode comer grãos inteiros, como pão integral, arroz integral e macarrão de trigo integral; tubérculos, como batata, mandioca e batata-doce; e legumes, como feijão, grão-de-bico ou lentilha.

Gorduras saudáveis ​​como azeite de oliva, nozes e nozes podem ser consumidas em pequenas quantidades. Além disso, o gengibre pode ser adicionado no preparo de refeições ou chás, pois tem propriedades anti-inflamatórias e pode melhorar os sintomas relacionados ao esvaziamento gástrico. O chá de camomila também é uma opção interessante na alimentação, pois pode melhorar os sintomas da indigestão, tem efeito calmante e relaxante no estômago, alivia a acidez e o refluxo.

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