O que acontece se parar de tomar anticoncepcional?

Quando você decide parar de usar pílulas anticoncepcionais, podem surgir mudanças em seu corpo, como perda ou ganho de peso, atraso na menstruação, um grande aumento nas cólicas e sintomas de síndrome pré-menstrual. Assim que os ovários retornarem à função normal, o risco de gravidez retornará.

Os anticoncepcionais podem ser interrompidos a qualquer momento, mas é melhor parar quando chegar ao fim de uma cartela, facilitando o controle no organismo. Esses efeitos começam a aparecer quando o corpo percebe a falta de hormônios artificiais e passa a produzi-los naturalmente cerca de 2 semanas após a interrupção da medicação, mas isso pode variar para cada mulher e o tipo de anticoncepcional utilizado.

Aumento da oleosidade e da acne na pele

Entre as principais reações que ocorreram nesse período, a oleosidade da pele aumentou e, consequentemente, a acne facial aumentou. Esses efeitos são devidos principalmente à progesterona e aos andrógenos, que restauram a produção natural dos ovários.

Ele explicou que isso também ocorre porque alguns comprimidos contêm ciproterona, substância que reduz com eficácia a acne facial. Portanto, quando o uso deste composto é interrompido, as mulheres podem perceber que a condição é mais grave. É melhor procurar ajuda de um dermatologista para aliviar o problema.

Cólicas em dobro

Durante um ciclo menstrual normal, são liberadas substâncias de prostaglandinas, que em alguns casos podem causar dores de cabeça, cólicas, náuseas e até vômitos. No entanto, um dos efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais é a diminuição do fluxo menstrual. Portanto, quando uma mulher para de tomar pílulas anticoncepcionais, sua menstruação volta ao normal e os sintomas reaparecem.

Ciclo desregulado

As pílulas mais comuns no mercado consistem em estrogênio e progesterona, mais fáceis de reverter. Após interromper o uso do medicamento, a menstruação da paciente deve ser normal no mês seguinte e mudar após cerca de três dias ou antes. No entanto, para mulheres que usam pílulas só de progesterona (chamadas micro-pílulas), esse problema pode ser mais complicado.

Esse hormônio acabará reduzindo os componentes importantes que produzem a menstruação, para que as mulheres não tenham cólicas menstruais. A condição do útero pode voltar ao normal dentro de três meses, no máximo, após os quais um acompanhamento médico mais rigoroso é recomendado.

Libido nas alturas

Uma das consequências dos anticoncepcionais é a redução dos níveis de testosterona nas mulheres. Os hormônios masculinos são um fator importante que afeta o desejo sexual feminino. “Quando você para de usar anticoncepcionais hormonais, o nível de hormônios masculinos aumenta, aumentando assim a libido.”

Pelos no corpo

Tudo depende do equilíbrio hormonal feminino. Antes que o corpo volte ao normal, ela pode perceber que o excesso de hormônios masculinos causa o crescimento de pelos. Na dúvida, lembre-se de como seu corpo estava antes de tomar a pílula, durante a puberdade, porque ele deve responder muito de perto às interrupções das drogas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.