12 Mitos sobre a comida – Dia Mundial da Alimentação

Dia 16 de outubro é comemorado o dia mundial da alimentação. Comer é uma coisa que geralmente fazemos sem pensar muito,como por exemplo aquelas passadas na cozinha para pegar um biscoito ou coisa do tipo.

A correria é tanta que no café da manhã, engolimos a primeira coisa que vemos na geladeira e no almoço é um salgado comprado na esquina e pronto. Obviamente esse tipo de dieta não vai fazer muito bem. Isso sem falar nos mitos sobre a comida que fazem muitos mudarem sua dieta.

Mas, em um dia especial como esse que é o dia mundial da alimentação, é importante nos conscientizarmos sobre a importância da boa alimentação. Conheça alguns mitos a sobre comida e verdades que irão te propocionam uma vida longa e saudável.

mitos sobre a comida
Mitos sobre a comida

Mitos sobre a comida

1) Frutas que fazem bem ou mau.

O primeiro “mitos sobre a comida” começa com um soro natural, ele vítima das más línguas, o coco, ele tem valor calórico mais elevado, mas sua água não engorda! De acordo Isso se consumido com moderação, o coco está liberado para consumo.

2) O abacate engorda

O abacate, considerado uma fruta gordurosa, também caiu nos mitos sobre a comida, que deveria ficar longe da alimentação. Mas hoje ele é, inclusive, recomendado pelos nutricionistas por ter gorduras monoinsaturadas que fazem bem ao coração e que reduzem o colesterol ruim. O exagero pode levar ao aumento de peso, mas, se consumido em pequenas quantidades, faz muito bem ao corpo

3) Azeite de oliva X Manteiga X Margarina

A versão extra-virgem do azeite é a mais saudável. Recomenda-se seu uso como alternativa à manteiga. Sabe-se, agora, que margarina e manteiga estão empatadas no quesito ‘mal à saúde’.

Algumas margarinas contêm gordura trans, que entope as artérias, ou seja, quando você ver algo que tem muitas gorduras trans, fuja disso. Geralmente as cremosas não contêm esse tipo de gordura, mas as lights, por incrível que pareça, sim passuem.

Mitos sobre a comida
Mitos sobre a comida

4) A dupla de favoritos

Eles dois também caíram nos mitos sobre a comida, parte dessa culpa estar nas fake news com intensão de enganar e as fake news inocentes. Acreditava-se que o café pudesse causar hipertensão e doenças do coração.

Isso ainda vale para os que o consomem em muita quantidade. No entanto, sabe-se que a moderação faz da bebida uma aliada da saúde, principalmente do coração. Um inimigo pode virar um grande aliado.

Altamente calórico, o chocolate também sempre foi visto como o vilão das dietas. Mas a grande descoberta são os benefícios do chocolate amargo, rico em substâncias antioxidantes, os polifenóis, que protegem o corpo de problemas no coração e até de câncer.

5) A verdade sobre o ovo

O ovo infelizmente também caiu nos mitos sobre a comida. Entre as pessoas saudáveis o consumo de um ovo por dia não faz mal. Ele é um alimento nobre, com proteínas e grande quantidade de aminoácidos.

6) Pão integral X Pão branco

Ambos têm a mesma quantidade de calorias, ao contrário do que muitos acreditam, mas a vantagem do integral é que ele apresenta mais fibras. Elas contribuem para a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.

7) Sobre o macarrão

Comer macarrão não engorda, desde que o molho seja leve, como o molho de tomate fresco, Sempre acompanhe a massa com uma fonte de proteína (frango, peixe, carne, etc) e outra de fibras (verduras e legumes)’.

8) Castanhas, avelãs, e amêndoas

Apesar do elevado valor calórico, eles são essenciais, porque contêm gordura saudável, as insaturadas. Castanhas, amêndoas e avelãs ajudam a diminuir o colesterol ruim e a aumentar colesterol bom, prevenindo doenças cardiovasculares. O recomendado por especialistas são 3 unidades por dia.

9) O mito da carne vermelha

Dizem que comer carne vermelha é ruim para a saúde, mas ela é muito importante no cardápio e não deve ser abolida. Infelizmente mais uma coisa muito importante caiu nos mitos sobre a comida. A carne contém muito ferro em sua forma mais fácil de absorção. Os riscos para a saúde é que de fato algumas são fontes de gorduras saturadas e colesterol. Nesses casos, são muito calóricas também.

10) Pular refeições é uma boa forma de emagrecer

Definitivamente não. Isso tambem faz parte dos mitos sobre a comida porque permanecer em jejum por um longo período de tempo é prejudicial sob vários aspectos. Dificilmente vamos conseguir comer de forma correta na próxima refeição, uma vez que certamente estaremos com muita fome e seremos menos seletivas na escolha dos alimentos.

Além disso, nosso organismo reage ao jejum com a redução do gasto calórico, dificultando a perda de peso. Isso é um dos mitos sobre a comida que as pessoas mais praticam. Na verdade o mais indicado a se fazer é comer pouco de 3 em 3 horas, assim o organismo trabalha mais rápido e queima mais calorias.

11) comer depois de oito horas da noite engorda

Não há nenhum estudo criterioso que confirme essa ideia. O maior problema é que o excesso de alimentos à noite pode trazer problemas na sua digestão, trazendo dificuldades para dormir.

12) Forçado a beber água

É recomendado beber de seis a oito copos de 200 ml por dia, mas não adianta forçar porque quem pede água é o organismo. Se caso você não tem costume de beber muito água, não comece bebendo muito, pois seu organismo não ta pronto para receber tanta água de uma vez, aumente a quantidade com o tempo, pois água é muito importante para o seu corpo.

Por exemplo caso você fique em um lugar quente, seu corpo vai usar a água já dentro do corpo para resfriar, caso você não beba água seu corpo vai ficar ressecado e é capaz de causar problemas sérios nos rins.

Posso comer frutas e depois almoçar?

sim, mas só depois de 30 minutos pois pode causar confusão em seu organismo e as frutas tem muito liquido isso também já trabalha na digestão de um almoço.

Tenho que beber quantos litros de água por dia?

No mínimo 2 litro, mas dependendo de onde você trabalha ou mora , talvez tenha que aumentar essa quantidade por dia para seu organismo não ficar recessecado.

Café faz mau?

Não, só em excesso, como tudo na vida.
Você pode beber no máximo 4 xícaras de 225ml por dia.

Espero que tenha gostado das dicas de como tomar banho de spa em sua própria casa, para mais informações de qualidade sobre saúde,acesse nosso site clicando aqui.

1 comentário
  1. […] se opor aos pensamentos e opiniões dos pais, então quanto mais os pais tentar forçar uma alimentação, mais ela será recusada, causara barreiras que vão provocar a […]

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