Índice de massa corporal – Como calcular o imc e tabela

O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade, podendo estimar a quantidade de gordura e consequentemente, se uma pessoa está acima do peso ideal para a saúde do seu corpo.

índice de massa corporal
IMC(índice de massa corporal)

A vantagem do uso do IMC(índice de massa corporal) é que seu cálculo é simples, rápido e não requer nenhum equipamento especial, porém, por não levar em conta o porte da pessoa e sua atividade física, não pode ser considerado perfeito.

O IMC(índice de massa corporal) também não pode distinguir as proporções exatas de músculos, gordura e água no corpo. Deste modo, seu uso não é recomendado para atletas e crianças, por exemplo.

O IMC(índice de massa corporal) é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m). Por exemplo: Se seu peso é 56 Kg e sua altura é 1,68 m, seu IMC é 19,8 Kg/m². O cálculo realizado foi: 56 / (1,68)² = 19,8 Kg/m².

Como identificar seu IMC(índice de massa corporal)

Abaixo listamos as faixas de IMC(índice de massa corporal). Calcule e veja em qual faixa você está, nunca esquecendo que para ter uma avaliação precisa, é necessário consultar um nutricionista que fará avaliações de porcentagem de gordura, músculo e água, o que fará o seu diagnóstico mais preciso.

índice de massa corporal
IMC(índice de massa corporal)

IMC menor do que 18.5 kg/m² – Peso abaixo do Normal

Você está com o peso abaixo do normal. Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde que esteja causando este diagnóstico.

IMC 18.5 a 24.4 kg/m² – Normal

Seu peso está dentro da faixa considerada normal pela OMS. Algumas pessoas, no entanto, já podem ter um maior risco de problemas metabólicos mesmo dentro desta faixa, principalmente se acumularem gordura na região interna do abdômen.

Uma maneira simples de avaliar isto é medir a circunferência da cintura. Mais de 80 cm de cintura em mulheres e 94 cm em homens podem indicar um possível excesso de gordura no interior do abdome.

Riscos à parte, muita gente que se encontra nesta faixa de peso considerada normal tenta emagrecer, principalmente por razões estéticas. Para estas pessoas recomenda-se apenas um planejamento alimentar saudável e a prática regular de atividades físicas.

IMC entre 24.5 a 29.9 – Pré-Obesidade

Você está dentro da faixa chamada de pré-obesidade pela OMS (organização mundial da saúde). Sabe-se que este peso já pode representar um risco considerável para a saúde. Lembre-se de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas.

IMC entre 30.0 a 34.9 kg/m² – Obesidade classe I

Você está na faixa de peso denominada ‘obesidade classe I’ pela OMS. Seu peso já está causando um risco aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Procure seu médico para uma orientação adequada.

IMC entre 35.0 a 39.9 kg/m² – Obesidade classe II

Você está na faixa de peso denominada ‘obesidade classe II’ pela OMS. Seu peso já está causando um risco muito aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer.

IMC de 40 ou mais kg/m² – Obesidade classe III

Você está na faixa de peso denominada ‘obesidade classe III’ pela OMS. Esta categoria engloba todas as pessoas com mais de 40 kg/m2 de IMC.

Muitas vezes é chamada também de obesidade mórbida. Seu peso já está causando um risco altíssimo para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer.

A obesidade neste grau é considerada uma doença grave e necessita ser tratada com todos os recursos disponíveis. Procure seu médico para uma orientação adequada.

Agora que você já calculou seu índice de massa corporal, a depender do resultado, se foi abaixo do ideal ou de quase obesidade em diante, você deve resolver até chegar no resultado que te deixe da forma mais saudável possível.

Lembre-se, ele é um ótimo indicador de como está sua saúde e do que você está precisando melhorar ou manter. Outra coisa boa de fazer o cálculo do índice de massa corporal é que é super fácil e rápido de fazer e em poucos instantes você já tem uma resposta de como seu corpo está sendo cuidado.

Como calcular o IMC(índice de massa corporal)?

Dividindo o peso da pessoa pela altura ao quadrado.
Por exemplo: caso você tenha 77 Kilos e tem 1,83 de altura, seria 1,83 vezes 2 que ficaria 3,66, agora você divide 77por 3,66 =21,03.
(Neste exemplo daria como normal.)

O IMC(índice de massa corporal) está 100% certo?

O IMC não tem todas as informações do seu corpo, ele apenas faz um cálculo em média se você está com o peso saudável para o seu corpo, levando em consideração a sua altura e peso.

O IMC(índice de massa corporal) é diferente para homem ou mulher?

Não, não é uma conta feita pelo gênero, é feita pelo próprio peso da pessoa e por seu próprio tamanho.

Qual O IMC ideal para escaladores ?

o IMC mínimo para escaladores do sexo masculino é de 18 e para para o sexo feminino é de 17.

Espero que tenha te ajudado a entender melhor sobre o IMC(índice de massa corporal).

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