Entenda porque a gordura saturada faz mal

As gorduras saturadas são encontradas em alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, mas também no óleo de coco e seus derivados, óleo de palma e alguns produtos industrializados.

Entenda porque a gordura saturada faz mal
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Este tipo de gordura é geralmente muito duro à temperatura ambiente. É importante evitar o consumo excessivo de gordura saturada, pois ajuda a aumentar o colesterol e favorece o ganho de peso.

Lista de alimentos ricos em gordura saturada

A tabela a seguir lista a quantidade de gordura saturada nos alimentos e 100 gramas de alimentos.

Alimentos Gordura Saturada por 100 g de alimento Calorias (kcal)
Banha de porco 26,3 g 900
Bacon grelhado 10,8 g 445
Bife de vaca com gordura 3,5 g 312
Bife de vaca sem gordura 2,7 g 239
Frango com pele assado 1,3 g 215
Leite 0,9 g 63
Salgadinho de pacote 12,4 g 512
Bolacha recheada 6 g 480
Lasanha à bolonhesa congelada 3,38 g 140
Salsicha 8,4 g 192
Manteiga 48 g 770

A ingestão recomendada de gordura saturada não deve ultrapassar 10% do total de calorias, portanto, em uma dieta de 2.000 calorias, você não deve consumir mais do que 22,2 g de gordura saturada por dia. A abordagem ideal é comer esse tipo de gordura o mínimo possível, portanto, verifique o conteúdo de gordura saturada no rótulo do alimento.

Porque a gordura saturada faz mal?

A gordura saturada é ruim porque tende a se acumular nas paredes internas dos vasos sanguíneos, acelera a formação de placas de gordura e veias entupidas e pode causar aterosclerose, colesterol elevado, obesidade e doenças cardíacas.

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Além disso, as gorduras saturadas são geralmente encontradas em alimentos com alto teor calórico, como carne vermelha, bacon, salsichas e biscoitos. Também contribuem para a obesidade e aumentam o colesterol.

Qual a diferença entre gordura saturada e gordura insaturada

 

A principal diferença entre a gordura saturada e a insaturada é a sua estrutura química, quando consumida em excesso, a gordura saturada é prejudicial à saúde.

As gorduras insaturadas são mais saudáveis ​​e ajudam a aumentar os níveis de colesterol.

Elas são divididas em gorduras monoinsaturadas e gorduras poli-insaturadas.

A gordura é um ingrediente que dá mais sabor aos alimentos e, no corpo humano, sua principal função é fornecer energia. Existem diferentes tipos de gorduras:

Gordura saturada: deve ser evitada em carnes, bacon e salsichas;

Gorduras trans: devem ser evitadas, como biscoitos recheados e margarinas contendo gorduras trans;

Entenda porque a gordura saturada faz mal
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Gorduras insaturadas: devem ser consumidas com mais frequência porque fazem bem ao coração e são encontradas em alimentos como azeite e nozes.

Para reduzir o colesterol ruim, também é necessário reduzir a ingestão de gorduras trans.

1 comentário
  1. […] a ingestão mais baixa, os voluntários com a ingestão mais elevada de gordura trans tiveram um aumento de 39% no risco relativo de acidente vascular […]

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