Qual a Diferença entre diet e light, zero, low carb, sem gordura trans.

Existem várias versões: light, diet, zero, low carb, sem gordura trans. Mas o que essas coisas significam ? Qual a diferença entre diet e light ? E qual a diferença entre todos os outros ? Confuso mesmo.

Com tantas opções aos alimentos tradicionais, fica difícil saber o que colocar no carrinho na hora das compras. O real problema é que, quando a diferença entre diet e light e essas outras nomenclaturas põe em risco a saúde de nós consumidores.

Muitas vezes, o custo-benefício de comprar um produto mais caro não é vantajoso para o consumidor. Um exemplo clássico é o leite enriquecido com ômega 3, tipo de gordura essencial para manter a pele saudável e o bom funcionamento do sistema imunológico. Mas, ao contrário do que possa parecer, esse tipo de leite não ajuda em nada, pois a quantidade é mínima. Para se ter o efeito desejado no organismo, seria preciso consumir cerca de 3 litros por dia.

diferença entre diet e light

Para poder esclarecer melhor cada pequena dúvida sobre a diferença entre diet e light, entre outros termos, a Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA), explica melhor sobre cada um para que você só compre o que realmente for bom para a sua saúde.

Diferença entre diet e light, entre outros:

Alimentos diet

São os aconselháveis para dietas com restrição de nutrientes, como carboidratos, gorduras, proteínas e sódio, ou com ingestão controlada de alimentos, seja para controle de peso ou da diabetes. Um refrigerante para ser considerado diet, precisa não conter o açúcar. Alimentos restritos de carboidratos e gorduras devem ter adição de, no máximo, de 0,5g por 100 gramas ou 100 mL do produto. Já, os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente.

A grande confusão em relação aos alimentos diet é sobre o número de calorias. O fato de não conter certo nutriente, não significa que ele tenha redução significativa de calorias. Os chocolates diet, por exemplo, não contêm açúcar, mas possuem valor calórico próximo ao tradicional, por apresentarem mais gordura em sua fórmula.

Diferença entre diet e light

Esse tipo de chocolate é indicado para diabéticos, mas não para quem deseja emagrecer. No caso do requeijão 0% de gordura, a troca é válido por ter diminuição calórica acentuada.

Alimentos light

São os que possuem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias, comparado com o alimento convencional. No caso de um biscoito light que tenha redução de sódio em sua fórmula, o consumo é aconselhável para hipertensos, mas não para pessoas em dieta de redução de peso. Isso porque a restrição de sal não diminuiu as calorias do produto. No caso da margarina light, que tem redução de gorduras, o valor calórico também cai, sendo indicada para consumo em dietas.

diferença entre diet e light
Diferença entre diet e light

Para que os alimentos light possam ser consumidos por portadores de doenças com restrição total de certo nutriente, como no caso da diabetes, é preciso ter certeza da não-presença de açúcar na fórmula (exemplo: refrigerantes light). Outro erro comum é consumir maior quantidade do alimento por ele ser light: não esqueça que esses alimentos não fazem emagrecer, apenas podem engordar menos.

Alimentos sem gordura trans

São indicados para quem quer evitar o consumo desse tipo de gordura, que é comprovadamente prejudicial à saúde. Já existem sorvetes e biscoitos recheados sem gordura trans, mas que possuem o mesmo valor calórico que os tradicionais. Ela é utilizada para dar mais gosto, melhorar a consistência e até aumentar o prazo de validade de alguns alimentos.

As gorduras trans, São obtidas depois que os óleos vegetais são submetidos a um procedimento químico chamado hidrogenação. Nesse processo, é adicionado hidrogênio em óleos vegetais e este se solidifica.

Diferença entre diet e light

Presente em alimentos industrializados, como salgadinhos de pacotes, massas de bolos, tortas, margarinas, pipoca de microondas, e nuggets, esse tipo de gordura contribui para aumentar os níveis de LDL colesterol (colesterol ruim) e diminuir os níveis de HDL colesterol (colesterol bom), provocando doenças cardiovasculares.

Alimentos low carb e zero

São os que apresentam redução do percentual de carboidratos em sua fórmula. Surgiram depois da onda das dietas de proteínas. Na verdade, esse nutriente é essencial para a vida, pois é o que nos fornece energia para o dia a dia.

A melhor forma de evitar o sobrepeso pelo excesso de qualquer nutriente é manter uma dieta equilibrada, segundo os princípios da reeducação alimentar. Já o zero, é quando há redução de calorias e quando não tem algum nutriente (que pode ser o açúcar).

Qual a diferença entre diet e light?

O light tem uma diminuição de até 25 % seja de algum nutriente/caloria. Já o Diet ele não possui algum nutriente/caloria, mas é capaz de ter muita gordura ou sódio. Cuidado.

Existem produtos sem açúcar?

vamos dizer que “sim”, mas quando você for comprar algo que tiver o nome dizendo que é zero açúcar, há uma grande possibilidade de ter açúcar, nem que seja em algum ingrediente ou até mesmo na fruta que possui frutose.

Alimentos industrializados fazem mau?

sim, eles possuem colesterol ruim. Coma abacate que reduz colesterol ruim.

Espero que tenha gostado e que eu tenha te ajudado a tirar suas dúvidas da diferença entre diet e light, entre outro também. Para mais informações de qualidade sobre saúde, acesse nosso site clicando aqui.

1 comentário
  1. […] gente que na primeira semana já quer mudar a dieta, não aguenta ficar uma semana sem comer ou beber coisas que não ajudam nada no processo de emagrecimento, alguns até falam que “só um […]

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