Dieta vegetariana

Uma alimentação saudável é garantia de proteção contra doenças. O bom funcionamento do organismo resulta em bem-estar e corpo em forma. Por isso, a dieta vegetariana ganha cada vez mais espaço na vida das pessoas. No entanto, os adeptos da dieta vegetariana precisam estar sempre atentos aos alimentos que parecem inofensivos, mas na verdade, escondem nutrientes não compatíveis com esse tipo de dieta.

Dieta vegetariana
Dieta vegetariana

A maioria dos médicos concorda que a carne é rica em proteínas essenciais ao organismo. No entanto, seu consumo exagerado não é recomendado. Sendo assim, é possível ter os benefícios de um cardápio mais verde e natural sem ser preciso eliminar totalmente o consumo de carnes cozidas, grelhadas e assadas, basta somente consumir com moderação, mas isso depende da preferência de cada pessoa.

Benefícios da dieta vegetariana

● Promove saciedade mais rápido

Quem faz dieta vegetariana se preocupa logo com a fome, que acaba acompanhando os primeiros dias. Por ser muito rica em fibras, a dieta vegetariana promove mais saciedade sem o consumo de gorduras e alimentos calóricos.

● Ajuda a perder peso

Como legumes, verduras e frutas tem poucas calorias, eles podem ser divididos em várias porções ao dia, o que acelera o metabolismo e favorece o emagrecimento.

● Melhora a circulação sanguínea

● Diminui o risco de problemas cardíacos

Como em qualquer forma de reeducação alimentar, na dieta vegetariana não é diferente, a variedade é essencial para o sucesso. Assim, não faltará nenhum nutriente no organismo e a pessoa não vai enjoar fácil dos sabores. Então, a dica para se manter firme nessa dieta é descobrir novos sabores sempre. Inclua ovos cozidos, peixes e frutos do mar no seu cardápio e se disponha a conhecer vários sabores de frutas . Essas mudanças na alimentação ajudam no equilíbrio do corpo e proporcionam bem-estar, já que a digestão fica mais fácil sem o excesso de proteínas e gordura saturada, o que melhora a circulação e diminui o risco de problemas cardíacos.

● Bom funcionamento do intestino

Uma pessoa que pratica a dieta vegetariana tem seu intestino funcionando regularmente, isso porque as frutas, verduras e legumes possuem bastante fibras.

● Diminue as dores de artrite

A artrite acontece quando há uma inflamação no corpo. Geralmente quem tem esse problema são pessoas que consomem alimentos de origem animal, como por exemplo, a carne bovina, pois muitas vezes injetam hormônios nela, e são esses hormônios que fazem mau a nossa saúde. Do outro lado, quem faz dieta vegetariana possui refeições ricas em bactérias boas e isso ajuda a diminuir o número de bactérias ruins do corpo, reduzindo também o risco de passar por problemas inflamatórios.

Dieta vegetariana
Dieta vegetariana

Alimentos que enganam

Entre os vegetarianos, há diversas classificações: desde os que excluem apenas a carne vermelha do cardápio, passando pelos que consomem laticínios e ovos até chegar àqueles que seguem rigorosamente a dieta vegetariana, ou seja, não comem nada que seja de origem animal. Dessa forma, é preciso ter atenção, pois existem alimentos que os adeptos do vegetarismo menos profundo podem comer.

Dieta vegetariana
Dieta vegetariana

Alguns exemplos são Suflês e purês, que são delícias que parecem inofensivas, assim como bolos, quindins e outras sobremesas. A gelatina então, rica em proteína, é ótima para a dieta, mas vai de encontro ao conceito vegetariano. Cada pessoa faz sua dieta vegetariana de acordo com sua preferência.

Melhores doces para quem faz dieta vegetariana

As melhores opções de doces para as pessoas vegetarianas são geléias (com exceção da de mocotó), frutas em calda, frutas secas (ameixa e banana passa são algumas delas)e picolés de frutas feitos sem leite.

Quem restringe o consumo de leite e ovos, precisa ficar muito atento para não cair na tentação dos alimentos, seja por vontade própria ou por desconhecer os nutrientes que eles possuem.

Dieta vegetariana
Dieta vegetariana

Alimentos que parecem inofensivos

A gelatina é extraída do colágeno, especialmente do bovino. Sendo assim considerado como um alimento de origem animal. Assim, como a maionese, o quindim e o pastel de santa clara, que contêm ovos. Para alguns vegetarianos pode até passar despercebido, mas é importante ler o rótulo e verificar a composição dos alimentos. A melhor opção é preparar mousses, pudins e gelatinas com agar-agar, um produto proveniente de algas marinhas que tem o mesmo poder gelificante.

Alimentos que quem faz dieta vegetariana pode comer sem medo

Feijão, cereais, frutas, amêndoas, grãos inteiros, sementes, abacate, etc.

Para ter uma dieta vegetariana bem equilibrada, procure um profissional de nutrição antes, assim, o seu cardápio será bem variado de alimentos que suprem a ausência da proteína animal.

Dieta vegetariana emagrece ?

Sim, ela ajuda a emagrecer, pois seu metabolismo fica mais rápido fazendo com que perca calorias depressa, além de que você não estará consumindo alimentos com frituras nem com açúcar.

O que não pode comer na dieta vegetariana ?

É proibido comer alimentos que sejam de origem animal (leite, ovos, carne ).

Qual a diferença da dieta vegana pra dieta vegetariana?

Na Dieta vegana, não consomem nada que seja de origem animal, já na dieta vegetariana não consomem alimentos de origem animal, mas consomem produtos de higiene, roupas, produtos de limpeza, remédios etc.

Em nosso site tem mais informações legais como essa. Acesse lá e aprenda mais ainda. Tem assuntos sobre saúde, remédios caseiros, dietas, exercícios físicos.

1 comentário
  1. […] de o mundo ao redor estar caído, pessoas perdendo emprego, famílias sendo desfeitas e alguns sem saber que esperar do futuro, a […]

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