cardápio para quem tem refluxo

Você já comeu uma refeição e imediatamente sentiu uma sensação de queimação no estômago subindo para a garganta ou uma sensação de desejo? Esses sintomas são comuns em pessoas com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou o que é conhecido como refluxo. De acordo com pesquisa realizada pela Escola de Cirurgia Digestiva em 2019, cerca de 25 milhões de brasileiros sofrem de refluxo.

Além do tratamento clínico orientado por especialista, uma das formas de prevenir ou controlar os sintomas do refluxo é a boa nutrição.

Quem tem refluxo pode comer quais alimentos?

Na hora de escolher dê preferência aos menos ácidos, por exemplo:

  • Abacate;
  • Banana;
  • Coco;
  • Figo;
  • Goiaba;
  • Laranja-lima;
  • Maçã;
  • Mamão;
  • Melão;
  • Melancia;
  • Pêra;
  • Tâmara;
  • Uva.

Pessoas com refluxo podem comer muitas frutas. Por serem ricos em fibras, ajudam a digestão e aliviam os sintomas de azia e ânsias.

Leguminosas

Eles reduzem os efeitos das doenças intestinais. Portanto, pessoas com refluxo podem comer:

  • Ervilha;
  • Feijão;
  • Grão-de-Bico;
  • Lentilha.

Outro alimento rico em nutrientes, fibras e vitaminas é o feijão.

Folhas verdes e vegetais

As folhas verdes são outro alimento bom para a saúde.

  • Alface;
  • Espinafre;
  • Couve;
  • Aspargos;
  • Brócolis;
  • Aipo (salsão);
  • Salsinha;
  • Gengibre.

Portanto, quem tem refluxo pode comer muito, pois as fibras e os nutrientes das folhas ajudam o organismo a funcionar bem.

Alimentos de origem animal

Pessoas com refluxo podem comer alimentos de origem animal, como leite e laticínios, mas precisam ser desnatados. “A gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido, por isso, ao consumir leite ou derivados, desnatar é importante.

Dessa forma, seu corpo vai absorver os alimentos sem causar irritação estomacal”, . Além do leite, as pessoas com refluxo também podem comer carnes brancas como frango e frutos-do-mar como peixes e camarões. Essas carnes são pobres em gordura e ajudam a reduzir os efeitos do refluxo. Mas é importante que sejam preparados de forma saudável, de preferência cozidos ou assados.

Cardápio para um dia inteiro de alimentação

Uma dieta saudável é essencial para melhorar os sintomas de refluxo. Para isso, é importante apostar na mudança de hábitos, respeitando seus limites e a forma como seu corpo funciona. Para monta rum cardapio com segurança procure um nutricionista.

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