cardápio dieta antifermentativa

Uma dieta que combate os gases intestinais deve ser de fácil digestão, fazer o intestino funcionar normalmente e manter o equilíbrio da flora intestinal, pois isso pode reduzir a produção de gases e desconforto, distensão abdominal e dores abdominais.

Alguns alimentos são bons para a formação de gases, como feijão, brócolis e milho, porque são fermentados no intestino. No entanto, essa dieta deve ser personalizada porque a tolerância alimentar pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, é importante consultar um nutricionista para uma avaliação abrangente e desenvolver um plano alimentar baseado em suas necessidades.

Como identificar os alimentos que causam gases

Como os alimentos que produzem gases variam de pessoa para pessoa, é importante manter um diário alimentar para determinar a possível causa do gás e evitar comê-lo. Veja como é feito o diário alimentar.

O ideal é eliminar um alimento ou grupo de alimentos para avaliar o impacto da falta desse alimento no corpo. O processo pode começar com leite e laticínios, seguido por grãos e vegetais, para determinar quem é responsável pela produção de gás.

Se alguma fruta causar um aumento na produção de gás, você pode comer a fruta sem casca para reduzir o teor de fibra ou torrá-la. Se for feijão, pode-se deixar a comida de molho por cerca de 12 horas, trocar a água várias vezes e depois cozer em outra água em fogo baixo.

Essas técnicas podem ser aplicáveis ​​a algumas pessoas, reduzindo assim a capacidade dos alimentos de produzir gases.

Dica de cardápio

Se algum alimento contido no cardápio produz gases, não é recomendado, pois a dieta e a quantidade mencionadas estarão relacionadas à tolerância da pessoa, idade, sexo, atividade física e se a pessoa tem outras doenças.

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de suco de abacaxi sem açúcar + 2 fatias de pão branco com requeijão light1 xícara de café + 1 wrap com queijo branco pobre em gordura + 2 fatias de tomate e alface + 1 xícara de mamão em cubos1 copo de suco de mamão com 2 panquecas, preparadas com farinha de amêndoas, com requeijão light
Lanche da manhã1 maçã cozida com canela1 banana média1 laranja ou tangerina
Almoço/ jantar1 peito de frango grelhado acompanhado de 4 colheres de sopa de arroz branco + 1 xícara de cenoura e feijão verde cozido temperado com 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 xícara de morango para sobremesa1 filé de peixe assado no forno com batatas, fatias de tomate e de cenoura e um pouco de azeite de oliva + 1 fatia de melão para sobremesa1 peito de peru em tiras + 4 colheres de sopa de purê de abóbora + 1 xícara de abobrinha, cenoura e berinjelas cozidas salteadas em um pouco de azeite de oliva + 2 fatias de abacaxi para sobremesa
Lanche da noiteIogurte natural com 1/2 banana em rodelas240 mL de vitamina de mamão com leite de amêndoa1 xícara de café + torradas com manteiga de amendoim

Portanto, é mais recomendável buscar a orientação de um nutricionista para fazer uma avaliação abrangente e desenvolver um plano nutricional adequado às suas necessidades.

Alimentos que causam gases

Os alimentos que aumentam a produção de gases no intestino incluem:

Feijão, milho, ervilha, lentilha, grão-de-bico;

Brócolis, repolho, cebola, couve-flor, pepino, couve de Bruxelas, rabanete;

O leite integral e os laticínios devem-se principalmente ao seu alto teor de gordura e à presença de lactose;

Ovo: Sorbitol e xilitol, adoçantes artificiais;

Alimentos ricos em fibras, como aveia, farelo de aveia, cevada e arroz integral, porque esses alimentos conseguem fermentar no intestino;

Refrigerantes e outras bebidas carbonatadas.

Além disso, evite comer alimentos ricos em molhos e gorduras, como salsichas, carne vermelha e alimentos fritos.

1 comentário
  1. […] digestão mais lenta e permanecer no estômago por mais tempo, retardam o esvaziamento gástrico e aumentam a produção de ácido gástrico. Portanto, recomenda-se evitar comer carnes vermelhas, salsichas, […]

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