Benefícios do quiabo para a saúde

Quiabo é um vegetal de baixa caloria e alto teor de fibras, o que o torna uma excelente escolha para alimentos para perda de peso. Além disso, o quiabo é amplamente usado para ajudar a controlar o diabetes porque ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Benefícios do quiabo para a saúde
Benefícios do quiabo para a saúde

A quiabo é amplamente utilizada em pratos típicos brasileiros, como o tradicional frango com quiabo de Minas Gerais. Os benefícios da ingestão incluem:

Ajuda a reduzir o peso e aumentar a saciedade, reduzindo o conteúdo calórico e enriquecendo as fibras;

Devido ao seu baixo teor de carboidratos e alto teor de fibras, pode controlar os níveis de açúcar no sangue;

Devido ao alto teor de fibras, melhora o transporte intestinal;

Controlar os níveis de colesterol, pois contém fibras solúveis, que podem reduzir a absorção de gordura no trato intestinal;

Rico em magnésio, pode reduzir o estresse e ajudá-lo a relaxar;

Previna a anemia porque contém ácido fólico;

Rico em cálcio, pode manter os ossos saudáveis.

Como usar o quiabo para emagrecer

Adicionar quiabo à dieta para emagrecer ajuda a perder peso, porque quiabo é um vegetal de muito baixo teor calórico, apenas 30 calorias por 100 gramas de quiabo cru. Além disso, é rico em fibras e nutrientes, que podem aumentar a saciedade e fazer com que a fome demore mais para chegar.

Benefícios do quiabo para a saúde
Benefícios do quiabo para a saúde

Para emagrecer, é ideal consumir quiabo cru, guisado ou cozido, que pode acompanhar pratos quentes, sucos ou saladas.

No entanto, é importante lembrar que a perda de peso será melhor, principalmente se o quiabo for incluído em uma dieta balanceada e acompanhada de exercícios físicos regulares.

Para perder peso de forma saudável sem prejudicar a saúde, é importante ter a supervisão de um nutricionista, que planeará alimentar de acordo com os objetivos e necessidades de cada pessoa. A fim de manter o corpo correto, esta é uma maneira rápida e saudável de perder peso.

Tabela de informação nutricional do quiabo

Quiabo cru
Energia 30 kcal
Carboidrato 6,4 g
Proteína 1,9 g
Gordura 0,3 g
Fibras 4,6 g
Magnésio 50 mg
Cálcio 112 mg
Fósforo 56 mg
Zinco 0,6 mg

 

A saliva de quiabo contém muitos nutrientes, mas nem sempre torna o sabor agradável. Para retirá-lo, um truque é cortar as pontas do quiabo e deixá-los de molho em água por 30 minutos com limão ou vinagre. Em seguida, lave e seque o quiabo e use-o como quiser.

Como fazer quiabo sem baba

É normal o quiabo babar durante a preparação. Para evitar esse problema, você deve usar uma das seguintes estratégias:

1. Coloque azeite de oliva ou óleo de cozinha em uma frigideira antiaderente, aqueça um pouco e acrescente o quiabo lavado. Mexa bem até que toda a baba esteja solta e seca. Se possível, mergulhe o quiabo em vinagre e 2 colheres de sopa de água por cerca de 20 minutos.

Benefícios do quiabo para a saúde
Benefícios do quiabo para a saúde

2. Lave e seque o quiabo com um pano, depois coloque em uma panela com óleo e 2 colheres de vinagre para dourar. Mexa bem até que toda a baba saia e seque.

3. Lave o quiabo, seque-o, corte em pedaços e leve ao forno por cerca de 15 minutos.

A baba vai escorrer com o calor do forno e secar, tempo durante o qual o quiabo ficará cozido.

Em seguida, retire o quiabo, refogue com alho e azeite, ou conforme sua preferência

1 comentário
  1. […] de carboidratos, gorduras (principalmente gorduras trans que fazem mal à saúde), sódio, fibras, vitaminas e […]

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