Os Benefícios do Morango para a Saúde

O morango é uma fruta vermelha, suculenta e doce presente na dieta de boa parte dos brasileiros. Essa fruta nativa da Europa, de nome científico Fragaria ananassa, conta com inúmeros benefícios para a saúde devido aos compostos e nutrientes presentes na fruta.

Nesse novo artigo do Tag Fit, você vai conhecer os benefícios do morango para a sua saúde.

Antes de mais nada, devemos dizer que o morango é composto em sua maior parte por água, alcançando 91% de sua composição. 7,7% são carboidratos, 0,3% são gordura e 0,7% são proteínas.

beneficios para a saude

Os carboidratos do morango são açúcares do tipo simples, como a glicose, frutose e sacarose. Mas eles também são ricos em fibras, que atuam deixando a flora intestinal mais saudável, estimulando a proliferação de probióticos (bactérias boas para o funcionamento intestinal).

Os morangos são frutas de baixo índice glicêmico, tendo 50 de IG. Isso significa que eles não causam picos de insulina no sangue e são alimentos seguros para pessoas portadoras de diabetes.

Vitaminas e Minerais do Morango

beneficios do morango

Os morangos são frutas muito ricas em vitaminas e minerais. Entre os principais, esses são os que merecem um destaque especial pelos benefícios que trazem para a saúde:

  • Vitamina C: um poderoso antioxidante que atua prevenindo doenças e melhorando a saúde da pele.
  • Vitamina B9: também conhecida como folato, é um nutriente fundamental para a saúde das células, imprescindível para pessoas da melhor idade e gestantes.
  • Manganês: o manganês é utilizado pelo organismo para os mais diversos fins, agindo no metabolismo de gorduras, protegendo células hepáticas, e atuando no metabolismo de neurotransmissores.
  • Potássio: outro mineral importantíssimo para diversas funções do organismo, como regular a pressão arterial.
  • Ferro: o ferro é outro mineral presente no morango, mas em pequenas quantidades. Ele atua em diversas funções do corpo humano, mas fundamentalmente atual transferindo oxigênio do pulmão para os tecidos dos órgãos.
  • Cobre: o cobre é outro mineral fundamental que precisa estar nas quantidades ideais na dieta de todo mundo. Ele atua no sistema imunológico, na cor dos cabelos e pele, no transporte de ferro pelo organismo e, sobretudo, é um poderoso antioxidante.
  • Fósforo: o morango contém pequenas quantidades de fósforo. O fósforo é um mineral responsável pela síntese dos tecidos de ossos e dentes, trazendo uma maior resistência para esses tecidos. A deficiência de fósforo, conhecida como hipofosfatemia, pode ocasionar diversos sintomas e problemas.
  • Reduzem o inchaço: é fato que alimentos fibrosos, principalmente frutas fibrosas e ricas em água, como os morangos, tem o potencial de desinchar e reduzir os gases. Além disso, o morango é rico em potássio, que também atua no mesmo sentido.
  • Vitamina K: atua na síntese óssea e na coagulação sanguínea.
  • Vitamina E: um poderoso antioxidante para combater os radicais livres.

Benefícios do Morango para Saúde

morangos

Confira os principais benefícios desta fruta suculenta para a sua saúde:

  • Aumenta a imunidade: por ser uma excelente fonte de vitamina C, entre outros nutrientes supracitados, os morangos melhoram o funcionamento do sistema imunológico tornando o corpo mais resistente a diversos patógenos.
  • Previne a catarata: essa é uma fruta especialmente saudável na terceira idade, por ter diversos nutrientes e compostos com o potencial antioxidante. Os olhos são órgãos que dependem de vitamina C para neutralizar os radicais livres causados pelos raios UV do sol. A vitamina C e demais antioxidantes agem protegendo a córnea e a retina desses radicais.
  • Previne o câncer: outro potencial dos antioxidantes presentes no morango é atuar criando defesas no corpo contra células cancerígenas. Existe um ácido no morango denominado ácido elágico que tem o potencial de suprimir células cancerígenas.
  • Anti-age: outro grande benefício do morango é mantê-lo mais jovem por mais tempo. Isso também é mérito da vitamina C presente no morango, que é um nutriente fundamental na síntese natural de colágeno do corpo.
  • Controla o colesterol: uma das principais causas de morte no mundo são doenças cardíacas. O morango pode atuar melhorando muito a saúde do seu coração, por ser rico em ácido elágico e flavonoides benéficos para a saúde cardíaca.
  • Previne o AVC: segundo uma meta-análise publicada em uma importante revista científica em 2016, alguns antioxidantes presentes no morango como a quercetina, kaempferol e antocianina podem prevenir o derrame.
  • Promove a saúde intestinal: não só o morango, como outras frutas, são ricas em fibra e água, o que ajuda a hidratar o corpo e manter o intestino saudável, combatendo a prisão de ventre e os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.
  • Ajuda a perder peso: os morangos são frutas bem pouco calóricas, o que significa que eles dificilmente te engordarão, além de terem baixos teores de gorduras e calorias.
  • Melhora a saúde cardíaca: doenças cardíacas estão entre as principais causas de falecimento do mundo. Existem diversos estudos que relacionam o consumo de frutas vermelhas com uma menor incidência de doenças cardíacas. Além disso, os morangos podem melhorar a função vascular, o perfil lipídico do sangue e reduzir o colesterol ruim.
  • Melhora a função cerebral: os morangos são ricos em iodo e vitamina C, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. Outro nutriente muito saudável é o potássio, que melhora a função cognitiva.
  • Estimula a saúde capilar: por ser rico em ácido elágico, os morangos são frutas que agem prevenindo a queda de cabelo e a caspa. Algumas pessoas também misturam morangos em receitas caseiras para o tratamento tópico capilar.
  • Fique com a pele mais bonita: os morangos são ricos em antioxidantes, podendo proteger a pele dos danos causados pelo sol. Por conta disso, a indústria de cosméticos já vem utilizando o morango em uma série de receitas de produtos anti-age. Também é possível fazer uma máscara facial caseira utilizando morangos como ingredientes antioxiodantes.
  • Reduz o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2: por ser uma fruta de baix índice glicêmico, os morangos podem ajudar no controle do índice glicêmico, diminuindo o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Como Incluir Morangos na sua Dieta

Vimos que os morangos são frutas poderosíssimas para a sua saúde. Agora, vamos ver algumas dicas de como incluir mais morangos na sua dieta:

  • Se você tem uma horta na sua casa, você pode plantar morangos para tê-los frescos sempre que tiver vontade de comê-los.
  • Você pode congelar os morangos e utilizá-los na sua vitamina de frutas.
  • Você pode fatiá-lo e adicioná-lo ao seu iogurte favorito.
  • Você pode incluí-los nos seus cereais matinais.
  • Faça uma salada de frutas, incluindo outras frutas cítricas e tropicais para criar uma explosão de sabores e usufruir de todos os benefícios que a natureza oferece para a saúde.
  • Inclua morangos na sua salada caso goste de pratos agridoces.
  • Procure receitas no YouTube que vão morangos para você variar o seu cardápio.

Cuidados e Contraindicações ao Consumir Morangos

morangos suculentos
 

Existem poucas contraindicações ao consumir morangos.

Opte sempre por morangos orgânicos, que foram cultivados utilizando pouco ou nenhum pesticida e herbicida. Os morangos costumam ser os frutos que mais acumulam resquícios de pesticidas.

Também vale dizer que algumas pessoas podem ter alergia ao morango. Isso é mais comum em crianças pequenas. Os sintomas da alergia incluem coceira, formigamento na boca, dor de cabeça, inchaço na região dos lábios, língua e garganta. Ao perceber os sintomas, procure imediatamente por ajuda médica.

Outra contraindicação do morango é o fato dele ser rico em goitrogênios, que pode atrapalhar a função da glândula tireoide em pessoas com problemas de tireoide. Caso tenha algum problema na tireoide, consulte o seu nutrólogo antes de iniciar o consumo.

Como você gosta de consumir morangos? Compartilhe a sua receita abaixo!

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