Benefícios do Abacaxi para Saúde [Lista]

O abacaxi é uma fruta tropical facilmente encontrada em feiras e supermercados. Esse alimento muito presente na mesa do brasileiro oferece inúmeros benefícios para a saúde. Nesse artigo, você vai conhecer os benefícios nutricionais e as propriedades medicinais dessa fruta tropical.

Alguns séculos atrás, o abacaxi era um fruto luxuoso, consumido apenas por nobres. Hoje, a fruta foi barateada devido à produção agrícola em larga escala, barateando o preço e tornando-o acessível a todos.

Os abacaxis não são valorizados apenas por seu sabor cítrico e doce, como é utilizado por séculos medicinalmente para o tratamento de problemas digestivos e inflamações. Ele é rico em vitaminas, enzimas e antioxidantes.

Neste guia, trazemos algumas informações nutricionais da fruta. Você também vai conferir os benefícios para a saúde, as contra indicações, dicas de cultivo e ideias de como incluí-lo na sua dieta. 

Informação nutricional

Uma xícara de abacaxi (cerca de 160 gramas) pode conter 74 calorias, 0 g de gordura, 0 g de colesterol, 2mg de sódio, 206 mg de potássio, 20g de carboidrato, 13g de açúcares, 1g de proteína, 28 mg de vitamina C e 21 mg de cálcio.

Vale dizer que essa composição varia de acordo com a variedade do abacaxi e a forma com que ele é consumido. O abacaxi em lata, por exemplo, contém mais calorias e açúcares que a amostra acima.

Por conta de suas generosas quantidades de fibras, esse também é um alimento recomendado para regular o intestino e combater os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Essa fruta também é rica em bromelaína, uma enzina responsável por decompor as proteínas e facilitar a digestão. Existem evidências científicas de que a bromelaína pode ser útil no tratamento da osteoartrite.

A bromelaína também está relacionada a prevenção do câncer, a redução da coagulação excessiva do sangue e a redução do muco na garganta e no nariz.

Benefícios para a Saúde

Assim como as laranjas, o abacaxi é uma fruta muito rica em vitamina C, um nutriente considerado um antioxidante poderoso, que combate os efeitos dos radicais livres no organismo. Por conta disso, ele é um alimento perfeito para quem enfrenta doenças cardíacas e dores nas articulações.

Por suas generosas quantidades de manganês, esse fruto cítrico também ajuda a desenvolver os ossos e tecidos, os tornando mais fortes e ajudando na prevenção da osteoporose.

Por suas quantidades de beta-caroteno, o abacaxi é um excelente alimento para prevenção de asma.

O aumento de ingestão de potássio decorrente pelo consumo da fruta também pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Em relação às doenças denominadas câncer, o abacaxi ajuda na prevenção devido ser uma excelente fonte de vitamina C. Existem também estudos associando o alto consumo de fibras com um risco reduzido de desenvolver câncer colorretal.

Se você é diabético tipo 1, também pode usufruir dos benefícios incríveis deste fruto. Por ser um alimento rico em fibras, ele costuma reduzir os níveis de glicose no sangue.

Existem também alguns estudos que associam o consumo de frutos ricos em antioxidantes com a melhora da fertilidade.

Colaterais, Riscos e Contraindicações do Abacaxi

Como nem tudo são flores na vida, existem contraindicações no consumo deste fruto.

O consumo excessivo do abacaxi pode aumentar a sensibilidade dos lábios, línguas e bochechas. Todavia, essa sensibilidade costuma durar apenas algumas horas.

Em caso de erupção na pele, urticária ou dificuldade em respirar, você pode ser alérgico ao abacaxi e precisa procurar por ajuda médica.

Outro cuidado que se deve ter é sobre o consumo excessivo de vitamina C, que pode ocasionar diarreia, náusea, vômito e azia.

Outro cuidado que se deve ter é em relação ao consumo de abacaxis ainda verdes. Este fruto, antes de amadurecer, é considerado tóxico para seres humanos e animais de estimação, podendo causar diarreia e vômitos.

Pessoas com doença do refluxo gastroesofágico também devem consultar um médico antes de iniciar o consumo desta fruta.

Por fim, como dito acima, esse é um fruto muito rico em bromelaína. Altas quantidades de bromelaína também não fazem bem, podendo levar a erupções cutâneas, vômitos, diarreia e sangramento menstrual excessivo. A bromelaína também pode interagir com alguns medicamentos. Portanto, sempre consulte seu nutrólogo antes de iniciar o consumo frequente deste fruto.

Leia também: Benefícios do Morango para Saúde

Como Plantar Abacaxi

Se você tem espaço na sua casa, pode ter uma fonte praticamente infinita de abacaxis frescos e orgânicos. Por ser um fruto nativo da América do Sul, ele se adapta muito bem ao solo e clima brasileiro.

O cultivo de abacaxis é relativamente simples. Ele exige um solo ligeiramente ácido, rico em nitrogênio e bem drenado. Quanto à irrigação, ela deve ser feita de forma moderada.

Ocasionalmente, você precisará realizar uma poda no seu abacaxizeiro, que vai estimular a produção de novos frutos.

Leia também: Benefícios do Abacate para a Saúde

Ideias para Consumir mais Abacaxi

Como visto acima, os benefícios deste fruto para a saúde são muitos. Confira algumas dicas de como incluir essa fruta na sua dieta:

  • Adicione abacaxis nos seus espetinhos durante o churrasco de domingo.
  • Adicione rodelas de abacaxi na sua salada favorita, trazendo um sabor doce.
  • Faça uma salada de frutas incluindo o rei das frutas.
  • Faça seu próprio suco de abacaxi batendo-o com água ou leite e tomando pela manhã.
  • Inclua algumas fatias de abacaxi no seu suco verde.
  • Faça um molho de abacaxi para temperar saladas, carnes e peixes.
  • Inclua blocos do fruto no seu iogurte grego favorito.
  • Inclua uma fatia como sobremesa do seu almoço ou jantar para melhorar a digestão.
  • Inclua abacaxis na sua receita de hambúrgueres caseiros.

Qual benefício nutricional e medicinal do abacaxi mais te surpreendeu? Faça um comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.