Os Benefícios do Abacate para a Saúde

O abacate é uma fruta tropical, de textura cremosa, que oferece inúmeros benefícios para a saúde. Enquanto a maioria das frutas são ricas em carboidratos, os abacates tem quantidades consideráveis de gorduras boas. Quer conhecer os diversos benefícios que esse fruto pode oferecer para a sua saúde? Vamos te dar muitos motivos para incluir esse fruto na sua dieta.

O abacate é uma fruta nativa da América Central, tendo ocorrido pela primeira vez há cerca de 7.000 anos nas regiões que hoje compreendem o México e a Colômbia. A fruta foi popularizada na América através dos colonizadores espanhóis, que chamavam a fruta de aguacate. Ele é considerado uma fruta nutritiva, que promove a saciedade e oferece inúmeros benefícios para a saúde.

Nutrientes do Abacate

40 gramas de abacate contém cerca de 64 calorias, 6 gramas de gordura, 3,4 gramas de carboidrato e 3 gramas de fibra. A fruta também é uma excelente fonte das vitaminas C, E, K, B-6, assim como magnésio, potássio, ômega 3 e outros nutrientes fundamentais para a dieta humana.

Muitos podem considerar o abacate como uma fruta bastante calórica. Todavia, boa parte dessas calorias vem de gorduras boas, que promovem a saciedade, enviando um sinal para o cérebro atenuar o apetite.

Benefícios do Abacate para a Saúde

Confira alguns dos principais benefícios do abacate cientificamente comprovados:

  • Reduz o colesterol ruim: por ser rico em uma substância denominada Beta-Sitosterol, os abacates ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. O Beta-Sitosterol também melhora o sistema imunológico, protege o organismo de gripes e resfriados, além de auxiliar no tratamento de doenças crônicas.
  • Ajuda a regular o apetite: embora seja uma fruta muito calórica, estudos apontam que o teor de gordura e fibra do abacate aumenta a sensação de saciedade, regulando o apetite.
  • Bom para a vista: essa fruta é rica em duas substâncias denominadas luteína e zeaxantina. Ambas trabalham protegendo a visão de raios UV. 
  • Previne a osteoporose: Osteoporose é uma doença que afeta milhões de brasileiros, tornando os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas. O abacate ajuda a prevenir a osteoporose por ser uma excelente fonte de Vitamina K. Metade de um abacate pode fornecer 25% das necessidades diárias de Vitamina K.
  • Promove uma gestação saudável: especialmente para grávidas, o abacate diminui os riscos de aborto expontâneo, além de promover uma gravidez saudável. Sempre consulte um nutricionista antes de iniciar uma dieta para gestantes.
  • Reduz o risco de depressão: por ser uma fruta rica em folato, o abacate pode promover a produção de serotonina, dopamina e norepinefrina, regulando o humor, o sono e o apetite.
  • Combate a insônia: não consegue dormir? O abacate também é uma excelente fruta para insones. Por ser rico em folato, ele ajuda na regulação do sono.
  • Melhora a digestão: comer uma fatia de abacate após uma refeição pode ser uma boa ideia. Por ser rico em fibras, o abacate pode ajudar na digestão, prevenindo constipações e ajudando em condições como a Síndrome do Intestino Irritável.
  • Excelente fonte de potássio: quando se fala de potássio, logo se lembram das bananas. O que poucos sabem é que os abacates costumam ter mais potássio do que as bananas. Uma alta ingestão de potássio pode contribuir para a redução da pressão arterial.
  • Boa fonte de fibras: a fibra é um nutriente essencial para muitas funções, principalmente digestivas. Um alto consumo de fibras está relacionado com um risco menor de muitas doenças, além de ajudar no emagrecimento e na redução de picos de insulina. Os abacates são excelentes fontes de fibra solúvel e insolúvel.
  • Poderosos antioxidantes: abacates, assim como outras frutas e vegetais, são excelentes fontes de antioxidantes, substâncias que podem proteger as células do corpo contra os efeitos dos radicais livres. Isso, por si só, já reduz o risco de diversas doenças.
  • Ajuda a manter a pele saudável: por ser rico em vitamina C, o abacate diminui as inflamações da pele, melhora o processo de cicatrização de feridas e acalma a pele. O óleo de abacate é utilizado em diversos cosméticos faciais para estimular a síntese de colágeno.

Ideias para Incluir Abacates na Dieta

Os abacates são frutas muito versáteis. Eles podem ser consumidos no café da manhã, incluídos em saladas, pratos salgados e lanches, além de poder ser utilizado para o preparo de sopas, sucos e vitaminas.

O ideal é consumir este fruto maduro. A melhor forma de verificar que o abacate está maduro é pressioná-lo com o dedo e verificar a firmeza. Caso esteja firme, ele ainda está verde e é necessário esperar alguns dias antes de consumir.

Você também pode plantar um abacateiro na sua casa, mantendo a sua mesa sempre abastecida de abacates orgânicos e sem custos.

Dica: experimente incluir fatias de abacate na sua salada preferida.

Óleo de Abacate

Uma outra opção para incluir o abacate na sua dieta, aproveitando da maioria dos benefícios para a saúde supracitados, é através do óleo de abacate. Esse óleo pode ser utilizado de diversas formas, sendo mais comumente utilizado como substituto do óleo de cozinha. Ele também é utilizado em receitas caseiras para hidratação do cabelo, máscaras faciais, entre outros procedimentos estéticos.

Contraindicações de Consumo

Por ser um alimento natural e saudável, não existem muitas contra indicações no consumo de abacate. Se você toma algum anticoagulante, é importante reduzir o consumo de vitamina K, portanto não é recomendado o consumo de abacates sem a orientação de um nutrólogo nessas condições.

Vale dizer também, que embora seja um excelente alimento, ele é considerado um alimento muito calórico, não sendo recomendado para dietas com restrição de calorias. Todavia, como dito anteriormente, a caloria do abacate é majoritariamente constituída de gorduras boas.

Qual benefício do abacate mais te surpreendeu? Comente!

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