Benefícios da abóbora para a saúde

A abóbora é um legume utilizado para preparar vários pratos culinários, sua principal qualidade é a baixa caloria e carboidrato. O que favorece no emagrecimento, trazendo os seguintes benefícios:

Melhora a saúde dos olhos

A abobora é rica em betacaroteno, composto que nosso organismo transforma em vitamina A, protegendo contra a degeneração da visão por idade. Um estudo revelou que o betacaroteno e a vitamina A combate os riscos de catarata.

Outra coisa que ajuda na visão é a luteína e a Zeaxantina que previne o cristalino fique opaco, além dos antioxidantes, que protegem os olhos dos danos celulares. Evita a opacidade do cristalino; por ter antioxidantes, protege contra danos celulares.

Benefícios da abóbora para a saúde
Benefícios da abóbora para a saúde

Aumentar a sensação de saciedade

Por ser rica em fibra, ela produz uma maior sensação de saciedade, reduzindo o apetite. Na luta contra a balança ela pode substituir fontes de caloria.

Uma porção de 100 gramas refogada possui apenas 29 calorias. Por causa disso pode substituir fontes mais calóricas de carboidratos, ajudando a perda de peso. Quando a sensação de saciedade é maior ajuda a reduzir o apetite.

Ela tambem pode reduzir o índice de glicemia, o que ajuda a manter estável.

Fortalece o sistema imunológico

A abobora tem vitamina C, E, ferro e acido fólico. A vitamina contribui para a defesa do organismo ajudando em diversas funções ligadas ao sistema imunológico.

Por produzir vitamina A, ela combate infecções, a vitamina C, fortalece as defesas do organismo e a vitamina E, funciona para normalizar a imunidade do corpo.

Purê de Abóbora

Um prato bem popular feito com a Abóbora é o purê, uma porção tem apenas 106 calorias e é indicada para qualquer idade.

Para preparar, você vai precisar de:

  • 500 g de abóbora;
  • 1/2 colher (sopa) de manteira;
  • 6 colheres (sopa) de leite desnatado;
  • sal, noz-moscada e pimenta-do-reino;
  • Cebola picada.

Apos reunir os ingredientes, cozinhe a abóbora e amasse com um garfo. Acrescente o leite e o sal, uma pitada de noz-moscada e pimenta; misture tudo. Leve ao fogo com duas colheres de cebola picada e refogada no azeite.

1 comentário
  1. […] o bom consumo de grãos como este, tem uma série de benefícios únicos. Por exemplo, eles podem reduzir os índices glicêmicos, aumentam a sensação de […]

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