Benefícios do Alface para a Saúde

O alface é uma verdura folhosa, muito utilizada no preparo de saladas. Conhecida cientificamente como Lactuca sativa, o alface oferece diversos benefícios para a saúde. Nesse novo guia do Tag Fit, você vai conhecer os principais benefícios do alface para a saúde.

Os primeiros registros do cultivo de alfaces recomendam os antigos egípcios. Desde tempos imemoriais, o alface é cultivado tanto por seu uso culinário quanto por seu uso medicinal. Trata-se de um vegetal comumente utilizado em saladas, sanduíches, sopas e sucos.

Se trata de uma planta perene cultivada em climas mais frios. Uma curiosidade é que o alface pertence à mesma família das margaridas, uma das mais famosas flores de corte.

Embora seu cultivo seja muito antigo, os tipos modernos de alface (lisa, crespa, americana, etc.) começaram a surgir apenas entre o século 16 e 18, através da polinização cruzada. Um pouco antes, na Idade Média, o vegetal já era conhecido como uma erva medicinal indicada no tratamento de diversas condições.

A seguir, listamos os principais benefícios do alface para a saúde.

Desinflamatório Natural

O alface é rico em algumas proteínas, como a lipoxigenase, que ajuda a desinflamar o organismo. De acordo com um estudo iraniano, o alface pode ajudar a aliviar dores nos ossos.

Além dessas proteínas, o alface também é rico em vitamina A, E e K, que são desinflamatórias por natureza. 

Promove o Emagrecimento

Procura perder os quilos? Inclua o alface na sua dieta. Uma porção de alface é muito pouca calórica, além de incluir boas quantidades de água e fibras, desestimulando a compulsão alimentar. E, por fim, se trata de um vegetal pobre em gorduras.

Dica: as variedades mais escuras de alface costumam ser mais ricas em nutrientes.

Melhora a Saúde Cardíaca

Outro benefício do consumo de alfaces contianadamnete é uma melhora geral na saúde cardíaca. Isso se dá pelo fato desse vegetal ser uma excelente fonte de folato, potássio e vitamina C, que auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares, fortalece as artérias, ajuda a prevenir ataques cardíacos, reduz a pressão arterial e promove o colesterol bom.

O consumo de alface também está cientificamente relacionado com uma melhora no metabolismo de colesterol, agindo também como um poderoso antioxidante.

Remédio Natural para Insônia

O alface foi utilizado na medicina tradicional antiga de diversas culturas para induzir ao sono. Em estudos administrados com animais, demonstrou-se uma grande capacidade sedativa nesse vegetal, sendo observadas reduções dos batimentos cardíacos e contrações ventriculares.

Em grandes quantidades, o alface pode até mesmo ter o efeito de sedativos farmacêuticos.

Poderoso Antioxidante

A revista científica Ancient Science of Life Journal publicou um estudo demonstrando que o alface também pode ajudar na eliminação de radicais livres, ajudando na prevenção de doenças. Os radicais livres são conhecidos por atacar tecidos saudáveis, células e o DNA.

Combate a Ansiedade

A pandemia do novo coronavírus aumentou consideravelmente os casos de ansiedade O alface também conta com benefícios para a mente. Segundo um estudo publicado no Asian Pacif Journal of Tropical Disease, concluiu-se que o alface é rico em propriedades ansiolíticas, podendo ser um excelente aliado no combate à ansiedade.

Reduz o Risco de Diabetes

Existem estudos associando o consumo de alface com um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Isso ocorre devido ao baixo índice glicêmico do alface – uma xícara de alface contém 5 calorias e 2 gramas de carboidratos.

Promove a Saúde Digestiva

Você sofre com indigestão? Síndrome do intestino irritável? Desequilíbrio na flora intestinal? O alface pode te ajudar de diversas formas, aliviando inclusive os sintomas de prisão de ventre e inchaço. Isso ocorre porque o alface ajuda o organismo a processar os diferentes alimentos.

Mantém as células hidratadas

95% do alface é água. Devido a esse fato, ele é um excelente alimento hidratante, que ajuda as células do corpo a se manter hidratadas.

Perfil Nutricional do Alface

O alface é um vegetal muito denso em nutrientes e de baixas calorias – 100 gramas de alface tem cerca de 12 calorias e 1 grama de fibra.

Outro ponto de destaque deste vegetal é que ele pode ser 96% composto de água, sendo um alimento hidratante. Devido a esse ponto, ele é muito utilizado em receitas para perda de peso, devido a sua capacidade de gerar a sensação de saciedade.

Ele também é uma excelente fonte de vitamina K, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, niacina, tiamina, riboflavina, vitamina B6 e vitamina E.

Vale dizer que temperos, molhos e outros alimentos adicionados ao alface podem modificar o perfil nutricional do alimento. 

Podemos concluir que o alface é um dos alimentos mais densos em nutrientes do mundo, com uma estrutura nutricional muito saudável (pouco calórica e gordurosa). Por fornecer grandes quantidades de fibras, também é um excelente alimento para pessoas com problemas intestinais e digestivos, como portadores da síndrome do intestino irritável.

Como você costuma consumir alface? Comente abaixo!

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