Beber suco de fruta é realmente saudável?

É difícil resistir aos sucos naturais, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou após o exercício.

Muitas pessoas também acreditam que ajuda a perder peso ou “desintoxica” o corpo. Todas essas premissas impulsionam os negócios de alta margem.

Líquidos que podem aumentar o peso

O mercado global de sucos de frutas e vegetais foi estimado em US$ 154 bilhões em 2016 e deve continuar crescendo.

Mas o suco é realmente tão saudável quanto pensamos?

Em princípio, a maioria dos alimentos que contêm frutose (um açúcar natural encontrado em todas as frutas e sucos) não nos fará mal, desde que não excedamos o limite calórico diário.

Isso ocorre porque a fibra encontrada na fruta inteira está intacta, e esse açúcar pode ser encontrado em suas células. Leva tempo para o nosso sistema digestivo quebrar essas células e permitir que a frutose entre na corrente sanguínea.

Mas esse não é o caso do suco de frutas.

Para que serve a fibra no suco de frutas?

 

“O suco remove a maior parte das fibras”, dizem os especialistas.
É por isso que, ao contrário das frutas inteiras, a frutose no suco de fruta é considerada “açúcar grátis” – que também inclui mel e açúcar adicionados aos alimentos.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos não consumam mais do que 30 gramas de açúcar adicionado por dia, o que equivale a 150 mililitros de suco de frutas.

O problema é que, após a fibra ser removida, a frutose do suco acaba absorvida mais rapidamente.

Picos súbitos de açúcar no sangue fazem com que o pâncreas libere insulina para que ele volte a um nível normal. Com o tempo, esse mecanismo pode se desgastar, aumentando o risco de diabetes tipo 2.

Imposição alimentar pode causar transtornos e seletividade

Em 2013, os pesquisadores analisaram dados de 100.000 pessoas coletados entre 1986 e 2009 e descobriram que beber suco de frutas estava associado a um risco aumentado de diabetes tipo 2.

Comparado com os sólidos – mesmo que o teor de nutrientes seja semelhante ao da fruta inteira, o suco leva a mudanças maiores e mais rápidas nos níveis de glicose e insulina.

Outro estudo, após rastrear a dieta e o status do diabetes de mais de 70.000 enfermeiras por mais de 18 anos, revelou uma ligação direta entre suco de frutas e diabetes tipo 2.

Os pesquisadores explicaram que parte do motivo pode ser a falta de outros componentes na fruta inteira, como a fibra.

Comparados aos sucos de frutas feitos apenas de frutas, os sucos de frutas contendo vegetais podem fornecer mais nutrientes e menos açúcar – mas ainda carecem de fibras valiosas.

Uma dieta rica em fibras está associada à redução do risco de doenças cardíacas, derrame, pressão alta e diabetes. É recomendado que os adultos consumam 30 gramas de fibra por dia.

Desintoxicação desmascarada

 

Outra razão para a recente popularidade do suco de frutas é o argumento de que ele pode ajudar a desintoxicar o corpo.

No entanto, o único uso médico reconhecido da palavra ‘desintoxicação’ refere-se à remoção de substâncias nocivas do corpo, incluindo drogas, álcool e veneno.

Todo o conceito de uma dieta de suco sendo desintoxicante é uma falácia. Consumimos compostos todos os dias que podem ser tóxicos e nossos corpos fazem um trabalho maravilhoso de desintoxicação e eliminação de tudo o que comemos.

E engana-se quem tome suco apenas com a intenção de absorver mais nutrientes.

Embora beber suco de frutas seja melhor que não comer nenhuma fruta, o risco é maior quando consumimos mais de 150 mililitros de açúcar por dia ou, eventualmente, geramos mais calorias do que as calorias recomendadas.

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