Alimentos Saudáveis – Alimentação para toda vida!

Comer não deve ser um ato automático, como respirar ou caminhar. É preciso ter atenção ao que se ingere, a fim de evitar excessos que sobrecarreguem o organismo, seja de impurezas ou mesmo de vitaminas. É necessário dosar os nutrientes com alimentos saudáveis para ter uma vida saudável.

Por isso, a palavra “dieta” não deve ser encarada como algo restritivo e de curta duração. A reeducação alimentar de hoje trará mais bem-estar no futuro: trata-se de uma evolução pessoal em busca de uma maior qualidade de vida e pra isso precisamos trazer pra nossa vida os alimentos saudáveis.

Os alimentos saudáveis são aliados da boa forma e da saúde e por conta disso podem e devem constar na alimentação de qualquer pessoa, seja ela criança, adulta ou idosa.

Alimentos saudáveis
Alimentos saudáveis

Melhores Alimentos saudáveis

Os principais e mais conhecidos alimentos saudáveis são frutas, verduras e legumes. Se tiver dúvidas a respeito de quanto consumir e do que precisa fazer para ganhar mais disposição e equilíbrio orgânico, procure um nutricionista e esclareça-as. Essa é a melhor forma de sentir-se mais seguro e manter uma boa dieta com a introdução dos alimentos saudáveis.

Quem frequentemente ingere alimentos saudáveis sente-se mais disposto e feliz. Afinal, a gente é o que a gente come. Para ter uma vida ainda melhor, una alimentos saudáveis com exercícios físicos.

Exemplos de alimentos saudáveis e para que servem

Alimentos saudáveis
Alimentos saudáveis

Aveia:

Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e já é comprovado cientificamente como redutor de risco de doenças cardíacas. A recomendação diária de consumo é de 40 gramas de farelo ou 60 de farinha.

Alimentos saudáveis – alimentação para toda vida!
Alimentos saudáveis – alimentação para toda vida!

Alho:

Reduz a pressão arterial, protege o coração, diminue a taxa de colesterol ruim e aumenta a de colesterol bom (HDL). Sua capacidade de prevenir a aparição de tumores malignos já está sendo pesquisada. É recomendado o consumo de um dente por dia.

Azeite de oliva:

Reduz o LDL. A substituição de manteigas e margarina por esse alimento pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração. A quantidade recomendada é de quinze mililitros por dia.

Alimentos saudáveis – alimentação para toda vida!
Alimentos saudáveis – alimentação para toda vida!

Castanha-do-pará:

Até já Ganhou selo de redutor de doenças cardiorrespiratórias. Com as mesmas propriedades podem ser mencionados a noz, o pistache e a amêndoa.Trinta gramas por dia são suficientes para uma saúde melhor.

Chá verde:

Auxilia na prevenção de tumores malignos, doenças do coração e obesidade. A quantidade recomendada é de quatro a seis xícaras por dia.

Maçã:

Ajuda a prevenir tumores malignos. Assim como todas as frutas, ela evita o aparecimento de doenças oculares e auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea. Cinco porções da fruta por dia é a quantidade ideal.

Peixes:

Alguns peixes, como é o caso da sardinha, do salmão e do bacalhau são ricos em ômega 3. Por esse motivo, ajudam na prevenção de infartos e derrames. Os peixes em geral reduzem a probabilidade de dores provocadas por artrite, melhoram depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer. A recomendação é de pelo menos 180 gramas por semana.

Soja:

Alimentos saudáveis – alimentação para toda vida!
Alimentos saudáveis – alimentação para toda vida!

Reduz o risco de doenças cardiovasculares, o nível de colesterol ruim, ameniza os incômodos da menopausa e previne câncer de mama e cólon. Por dia, deve-se consumir, 150 gramas.

Tomate:

Ajuda na prevenção do câncer de próstata. Uma colher e meia de sopa por dia é o ideal.A ingestão semanal de dez colheres de molho de tomate ajuda a reduzir am até 50% o risco de mais de dez tipos de câncer, entre eles, o de próstata.

Vinho tinto ou suco de uva:

A uva vermelha, componente do vinho tinto, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias prevenindo doenças do coração. A quantidade recomendada é dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.

Cereais e raízes:

Alimentos como macaxeira, trigo, arroz e milho sao fornecedores de energia para nosso corpo, eles nos deixam mais dispostos para realizar as atividades.

– Os principais alimentos que não são considerados saudáveis são alimentos que possuem gorduras, açúcares e alimentos com excesso de sal. Devemos ter muito cuidado com esses e só consumi-los em pouquíssimas quantidades, pois se forem consumidos em excesso podem trazer vários malefícios para a nossa saúde, como doenças cardiorrespiratórias, diabetes, hipertensão, colesterol e obesidade.

Alimentos saudáveis tem calorias ?

Sim, todos os alimentos possuem calorias e elas são necessárias. Mas alimentos saudáveis geralmente tem menos calorias.

Por que devo ingerir alimentos saudáveis?

Eles reduzem o risco de várias doenças, fazem bem pra pele, pra o humor, dá mais disposição pra o dia a dia e dependendo de sua dieta, mantém seu peso corporal adequado.

Alimentos saudáveis evitam doenças?

Sim, muitas doenças como anemia, infarto, colesterol, entre outras, conseguem ser evitadas se frequentemente ingerirmos alimentos saudáveis.

O que são alimentos in natura ?

São alimentos que são tirados diretamente da fonte, seja de plantas ou animais para o consumo sem precisar passar por nenhum processo de industrialização. Exemplo: Ovos, folhas, frutas, legumes, verduras, carnes e peixes.

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