9 Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são chamados assim porque trazem benefícios específicos à saúde, à capacidade física e mental. Ajudam na prevenção de doenças, desempenhando funções terapêuticas e medicamentosas.

Esses alimentos contêm substâncias que, quando ingeridas regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como câncer, colesterol e pressão alta, problemas intestinais, entre outros. Sendo assim, incluí-los diariamente na dieta é fundamental para deixar a saúde em dia.

9 alimentos funcionais
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Lista de alimentos funcionais

Abaixo, estão listado alguns alimentos funcionais com suas propriedades e benefícios:

  • Abacate

O abacate é rico em ômega 9, potássio, vitamina E, e proteínas. Ajuda a aumentar o bom colesterol (HDL), protegendo contra doenças cardiovasculares e contra o câncer. Recomenda-se o consumo de 100 g por dia.(este é um dos alimentos funcionais que mais ajudam para doenças cardiovasculares, porem ele é confundido por ter muita gordura, mas é uma gordura Boa e não traz nenhum malefício se comer sem exageros)

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  • Alho:

O Alho contêm alicina, vitamina C, selênio e zinco. O consumo regular de alho fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo a taxa de LDL (colesterol ruim) do sangue. Recomenda-se o consumo diário de um dente de alho para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

Por ser rico em vitaminas C, ele ajuda bastante no combate à gripe, principalmente os chás de alho, além de aumentar bastante o sistema imunológico isso vai te ajudar até na longevidade. Outro benéfico e que ele também ajuda a prevenir alzheimer.

  • Aveia:

A aveia é um cereal de alta qualidade nutricional, rica em beta-D-glucanas, um tipo de fibra solúvel que tem efeito na diminuição da absorção da glicose em diabéticos. A aveia promove diminuição significativa do colesterol total e do colesterol ruim (LDL).

As dietas devem conter cerca de 3g / dia de beta-D-glucanas (equivalente ao consumo de 40g de farelo de aveia ou 60g de farinha de aveia). A aveia também é rica em fósforo, cálcio e carboidratos. Por esses motivos, ela faz parte dos considerados alimentos funcionais.

  • Azeite:

Possui antioxidantes fenólicos, vitaminas e gordura monoinsaturada (que não afeta o colesterol). É a maior fonte natural de ômega 9, que por sua vez ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL, além de impedir a obstrução das artérias. Ele também consegue reduzir em até 40% o risco de doenças cardíacas se usado no lugar de manteiga ou da margarina. Alimentos funcionais pode fazer diferenças incríveis na sua vida, o azeite é recomendado uma colher de sopa por dia.

  • Cebola:

A cebola é rica em quercetina (especialmente a roxa), ela é um poderoso antioxidante, anticancerígeno, além de ter vitaminas A, C e cálcio. Ajuda na regulação da pressão e circulação sanguíneas, tem efeito anticoagulante e aumenta o bom colesterol (HDL), que protege o coração.

A recomendação de consumo diário é de cerca de 100 g, na comida. A cebola faz parte dos alimentos funcionais por esse motivos, porem não se deve comer muita cebola, pois ela forma muitos gases.

9 alimentos funcionais
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  • Linhaça:

A linha possui proteínas, fibras, ômega 6 e lignana (antioxidante). Atua na regularização do funcionamento do intestino, em especial no tratamento da prisão de ventre e na revitalização da pele. Auxilia na coagulação sanguínea, no metabolismo dos ácidos graxos, além de ativar o sistema imunológico do organismo e reduzir a taxa de LDL (colesterol ruim). A linhaça também fortalece unhas, dentes e ossos, além de ser muito conhecida nos alimentos funcionais por ajudar na digestão.

  • Oleaginosas:

Esse grupo inclui nozes, amêndoas, castanhas, que são ricas em ácidos graxos insaturados (ácido oléico, ácido linoléico e ácido alfa-linolênico) e pobres em ácidos graxos saturados. Além disso, são ótimas fontes de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos como o ácido elágico, flavonóides, resveratrol, compostos fenólicos, luteolina e os fitotesteróis. Os antioxidantes agem capturando os radicais livres, evitando a destruição das células. Todos esses grupo também são alimentos funcionais.

  • Peixes:

Estudos têm demonstrado que a ingestão de peixe regularmente na dieta tem efeito favorável sobre os níveis de triglicerídeos, pressão sanguínea, mecanismo de coagulação e ritmo cardíaco, na prevenção do câncer colônico e na redução da incidência de aterosclerose. O componente funcional do peixe proveniente de águas profundas, como o salmão, a sardinha e o arenque, é o ômega-3. A ingestão de alimentos que são fontes desse nutriente e a suplementação têm demonstrado profunda relação com a melhora da depressão.

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  • Uva:

A uva possui flavonoides, fibras, cálcio e resveratrol (também presente no vinho tinto, possui propriedades anticancerígenas e protetora do coração). Propriedades da uva: anticoagulante, anticancerígena, reduz o colesterol e é antioxidante. Sugere-se a ingestão de 240ml de vinho e de 240 a 480 ml de suco de uva, ou um cacho da fruta, por dia.

Os melhores vinhos são produzidos por uma espécie de uvas chamadas de votos coníferas.

O que ajuda a ter longevidade?

Esses sao os mais fortes indicados por especialistas: Comer alho, tomar apenas um cálice de vinho por dia, batata-doce, laranja e caranguejo.

Por que os alimentos funcionais são tão bons?

Porque eles conseguem te ajuda a tratar de algum problema que você tenha sem precisar ficar se enchendo de remédios que podem fazer mau ao seu fígado.

Qual comida encontro muito a alimentos funcionais ?

Na sopa, lá você encontra diversas vitaminas que podem te ajudar em muito coisa.

Espero que tenha gostado das dicas de alimentos funcionais, para mais informações de qualidade sobre saúde, acesse o tagfit.

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